Imagem meramente ilustrativa
Terremoto Devasta Afeganistão: Mais de 800 Mortos e 2.700 Feridos
Um terremoto devastador atingiu o leste do Afeganistão, deixando um rastro de destruição e morte em sua passagem. De acordo com as autoridades locais, mais de 800 pessoas perderam a vida e cerca de 2.700 foram feridas nos tremores que sacudiram a região.
O terremoto, que teve uma magnitude de 6 graus, foi seguido por cinco tremores secundários que foram sentidos a centenas de quilômetros de distância. O epicentro do terremoto foi localizado a apenas oito quilômetros de profundidade, a cerca de 27 km de Jalalabad, capital da província de Nangarhar. A região mais atingida foi a província de Kunar, onde o impacto foi particularmente severo.
As autoridades locais relataram que o balanço provisório inclui 800 mortos e 2.500 feridos na província de Kunar, além de 12 mortos e 255 feridos na província de Nangarhar. O governo talibã, que retornou ao poder em 2021, enviou helicópteros de resgate para a região afetada. Além disso, o Ministro da Defesa anunciou 40 voos para transportar ajuda e retirar os mortos e feridos das áreas atingidas.
A situação é considerada grave e as autoridades estão trabalhando arduamente para socorrer os afetados. O terremoto foi um dos mais intensos a atingir o Afeganistão nos últimos anos, e a região está sofrendo com uma série de desastres naturais que têm deixado milhares de pessoas sem abrigo ou apoio. A situação é considerada crítica e as autoridades estão trabalhando para fornecer ajuda humanitária à população afetada.
A notícia do terremoto foi recebida com choque e consternação em todo o mundo, e as organizações de socorro estão trabalhando arduamente para fornecer assistência às vítimas. A comunidade internacional está unindo esforços para ajudar a população afegã, que está enfrentando uma série de desafios após anos de conflito e instabilidade política. O terremoto é um lembrete da importância de se preparar para os desastres naturais e de trabalhar em prol da segurança e proteção das comunidades mais vulneráveis.