Lula Sanciona Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo no PantanalEm uma visita a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (31), a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. A nova legislação visa prevenir e combater incêndios florestais, conservando ecossistemas e respeitando práticas tradicionais.
Lula, vestido com uniforme de brigadista, sobrevoou áreas afetadas pelos incêndios no Pantanal antes de sancionar o Projeto de Lei nº 1.818/2022. Em seu discurso, ele destacou a importância da nova política, especialmente com a proximidade da COP30, que será realizada em Belém em 2025. “O que assinamos aqui será um marco no combate a incêndios no país”, afirmou o presidente, emocionado ao reconhecer o trabalho dos brigadistas.
O evento contou com a presença de brigadistas, ministros, parlamentares e outras autoridades. Lula exaltou a riqueza do Pantanal e a colaboração entre os governos federal, estadual e municipal no combate ao fogo. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, até 29 de julho, o Pantanal registrou 82 incêndios em 2023, dos quais 45 foram controlados e 37 ainda estavam ativos.
A operação de combate aos incêndios mobiliza 890 profissionais, incluindo militares, equipes do Ibama e do ICMBio, além da Força Nacional de Segurança Pública e da Polícia Federal. A operação também conta com 15 aeronaves e 33 embarcações. “O Pantanal é um patrimônio da humanidade pela sua diversidade. Fico orgulhoso de vocês, brigadistas, que estão dando seu máximo para debelar esse fogo”, disse Lula.
A comitiva presidencial incluiu os ministros José Múcio (Defesa), Renan Filho (Transportes), Carlos Fávaro (Agricultura), Eloy Terena (Povos Indígenas interino), o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Pelas redes sociais, Lula registrou o evento e destacou a presença de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e do governador Riedel.
O governador do Mato Grosso do Sul agradeceu a visita do presidente e o empenho federal no combate aos incêndios. “O senhor está vindo aqui diante de uma das grandes tragédias que assistimos, que são os incêndios no Pantanal. A presença de todos é extremamente importante e agradeço”, declarou Riedel.
Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, destacou três fatores determinantes para a situação no Pantanal: mudança do clima, desmatamento e incêndios. “O enfrentamento dos incêndios tem na raiz uma combinação terrível entre mudança do clima, desmatamento e incêndios. Essa química perversa faz com que a gente veja as cenas que vimos há pouco”, afirmou Marina, emocionada.
A ministra também ressaltou a importância dos recursos destinados pelo Governo Federal para o combate aos incêndios. “O presidente aprovou 137 milhões de reais para o combate aos incêndios”, lembrou. A nova política impõe medidas para disciplinar o uso do fogo no meio rural, com substituição gradual por outras técnicas.
A sanção da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo representa um passo significativo na luta contra os incêndios florestais no Brasil, promovendo uma abordagem mais sustentável e coordenada para a preservação dos ecossistemas.